Concepção e validação de uma escala de percepção de alunos sobre a cultura da avaliação como aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30827/relieve.v28i2.25195

Palavras-chave:

processo de aprendizagem, avaliação, relação professor-aluno, instrumento

Resumo

Liderar a transformação educacional desafia a repensar a prática pedagógica a partir de uma compreensão profunda de aprendizagem e avaliação como um processo formativo único. O objetivo do artigo é descrever o processo de construção e validação de um instrumento que procura investigar a perceção dos estudantes sobre a cultura de avaliação e de aprendizagem. É um estudo de caráter exploratório e descritivo, em cujo processo de validação participam 505 estudantes do ensino primário e secundário da região de La Araucanía, no Chile. A validade do conteúdo do instrumento foi desenvolvida através do julgamento de peritos. Por outro lado, a fiabilidade foi determinada com o coeficiente Alfa de Cronbach e o indicador Ómega de McDonald, enquanto a análise de construção contemplou a aplicação de modelos de análise fatorial exploratória, confirmatória e de equações estruturais. Os resultados permitiram definir uma escala constituída por três fatores: cultura de autoavaliação, cultura de colaboração e cultura tecnológica de aprendizagem. O instrumento demonstrou cumprir as garantias e o rigor estatístico para a sua aplicação no sistema escolar. Conclui-se que este instrumento contribui para a discussão sobre a integração da avaliação e da aprendizagem como uma construção única. O instrumento contribui para a ressignificação das práticas de avaliação, ao oferecer uma referência que propicia a autoavaliação e a reflexão sobre as oportunidades de aprendizagem profunda promovidas nas escolas do século XXI.

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Biografias Autor

Yanire Turra Marín, Universidad Católica de Temuco

Profesora de Educación Básica por la Pontificia Universidad Católica de Villarrica, Chile; Magíster en Gestión Escolar por la Universidad Católica de Temuco, Chile. Es Directora de la Escuela Alberto Córdova Latorre de la comuna de Lanco, Chile. Sus líneas de investigación son evaluación educativa y el liderazgo pedagógico. Ha desarrollado docencia en la Facultad de Educación de la Universidad Católica de Temuco y ha participado en diversos proyectos de investigación financiados por organismos nacionales.

Carolina Villagra Bravo, Universidad Católica Silva Henríquez

Profesora de Educación General Básica por la Universidad Católica de Temuco. Chile; Magíster en Educación con mención Evaluación Educacional por la Universidad de La Frontera, Chile y Doctora en Innovación en Formación del Profesorado por la Universidad de Extremadura, España. Es Académica Asociada de la Carrera de Pedagogía en Educación Básica de la Universidad Católica Silva Henríquez. Sus líneas de investigación son la evaluación educativa, liderazgo y gestión del aprendizaje.

María Mellado Hernández, Universidad Católica de Temuco

Profesora de Educación General Básica por la Pontificia Universidad Católica de Chile; Magíster en Informática Educativa por la Universidad de La Frontera, Chile; Doctora en Formación del Profesorado y Avances Investigativos en Educación por la Universidad de Extremadura, España. Es Académica Asociada del Departamento de Infancia y Educación Básica de la Facultad de Educación de la Universidad Católica de Temuco. Es Directora del Programa de  Magíster en Gestión Escolar de la Universidad Católica de Temuco. Sus líneas de investigación son el liderazgo pedagógico; formación del profesorado; evaluación educativa y mejoramiento escolar.

Omar Aravena Kenigs, Universidad Católica de Temuco

Profesor de Enseñanza Media mención Educación Física por la Universidad de Los Lagos, Chile; Magíster en Gestión Escolar por la Universidad Católica de Temuco, Chile y Doctor en Innovación en Formación del Profesorado por la Universidad de Extremadura, España. Es Académico Asistente y director del Departamento de Ciencias de la Educación de la Facultad de Educación de la Universidad Católica de Temuco. Es coordinador académico del Programa de Magíster en Gestión Escolar de la Universidad Católica de Temuco. Sus líneas de investigación son el liderazgo pedagógico, desarrollo profesional docente y práctica educativa.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Turra Marín, Y., Villagra Bravo, C., Mellado Hernández, M., & Aravena Kenigs, O. (2022). Concepção e validação de uma escala de percepção de alunos sobre a cultura da avaliação como aprendizagem. RELIEVE - Revista Electrónica De Investigación Y Evaluación Educativa, 28(2). https://doi.org/10.30827/relieve.v28i2.25195

Edição

Secção

Artículos