Fatores de risco associados às testemunhas de cyberbullying no Ensino Primário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30827/relieve.v28i2.25905

Palavras-chave:

cyberbullying, violência escolar, ensino primário, análise de regressão múltipla

Resumo

O cyberbullying é um ato prejudicial e intencional de um agressor ou uma agressora a uma vítima, através das tecnologias, que provoca um desequilíbrio de poder. O papel das testemunhas é fundamental para uma intervenção precoce no fenómeno. O objetivo do estudo é detetar fatores de risco associados ao cyberbullying no Ensino Primário a partir das variáveis individuais relacionadas com a utilização das tecnologias (número de tecnologias, tipo de tecnologia, frequência e finalidade de utilização, intervalo horário e local de ligação) e as experiências como vítimas ou agressores de cyberbullying. Selecionou-se uma amostra de 1169 famílias cujos filhos estavam no 5.º ou 6.º ano do Ensino Básico, que foram inquiridas utilizando um questionário autoadministrado que mede todas as variáveis indicadas (α = .84). O estudo dos fatores de risco foi realizado mediante a regressão logística binária (modelos bivariantes e modelo multivariante). As análises bivariantes identificaram: a) uso do telemóvel com Internet, b) ligação à Internet para falar com amigos, c) ser vítima de cyberbullying e d) ser um ciberperpetrador como possíveis fatores de risco individuais (p < .05). O modelo multivariante mostrou como preditores conjuntos do risco de ser um testemunhas de cyberbullying no Ensino Primário: ser ciberagressor, ser vítima de cyberbullying, número de tecnologias utilizadas e utilizar a Internet para falar com amigos. A inter-relação dos papéis de cyberbullying e o risco derivado da utilização muito frequente de vários dispositivos tecnológicos é evidente. As implicações para a prática educativa são estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Leticia López-Castro, Universidad de Santiago de Compostela

Doctora en Educación por la Universidad de Santiago de Compostela, licenciada en Psicopedagogía y diplomada como Maestra, especialidad en Educación Infantil, por la misma universidad. Llevó a cabo su tesis doctoral sobre el ciberacoso en educación primaria. Ha formado parte del equipo investigador y/o docente de la Universidad de Santiago de Compostela, la Universidad Internacional de La Rioja, la Universidad Camilo José Cela y la Universidad Nebrija. Asimismo, ha colaborado con la Goldsmiths, University of London donde ha realizado diversas estancias de investigación. Actualmente, contratada postdoctoral por una ayuda Margarita Salas en la Universidad de Santiago de Compostela, realizando una estancia de investigación en el Departamento de Psicología de la Universidad de La Coruña y miembro del Grupo de Investigación en Psicología Educativa (GIPED).

Mónica López-Ratón, Universidad de Santiago de Compostela

Doctora en Matemáticas por la Universidad de Santiago de Compostela, licenciada en Matemáticas con especialidad en Estadística e Investigación Operativa y máster en Bioestadística por la misma universidad. Realizó su tesis doctoral sobre la selección de puntos de corte óptimos en las pruebas diagnósticas. Ha formado parte de grupos de investigación de la Universidad de Santiago y participado en varios proyectos de investigación sobre las Curvas ROC y los Modelos Aditivos Generalizados (GAM) en estudios de asociación, predicción y clasificación, y sus aplicaciones en ámbitos como la medicina y la biología. Actualmente, miembro del Grupo de Investigación en Psicología Educativa (GIPED).

Referências

Álvarez-García, D., & Núñez, J. C., & Dobarro, A., & Rodríguez, C. (2015). Factores de riesgo asociados a cibervictimización en la adolescencia. International Journal of Clinical and Health Psychology, 15(3), 226-235. https://doi.org/10.1016/j.ijchp.2015.03.002

American Educational Research Association. (2013). Prevention of bullying in schools, colleges, and universities: Research report and recommendations. Author. https://bit.ly/3gutyas

Bauman, Z. (2015). Modernidad líquida. Fondo de cultura económica.

Bronfenbrenner, U. (1979). The ecology of human development: Experiments by nature and design. Harvard university press.

Cohen, S., Underwood, L. G., & Gottlieb, B. H. (Eds.). (2000). Social support measurement and intervention: A guide for health and social scientists. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/med:psych/9780195126709.001.0001

Cox, D.R. (1970). Analysis of Binary Data. Chapman and Hall.

Cuberos, R. C., Sánchez, M. C., Campos, G. G., & Ortega, F. Z. (2018). Victimización en la escuela, ocio digital e irritabilidad: análisis mediante ecuaciones estructurales. Relieve: Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 24(1), 3. https://doi.org/10.7203/relieve.24.1.12614

Domínguez-Alonso, J., Vázquez-Varela, E., & Nuñez-Lois, S. (2017). Cyberbullying escolar: incidencia del teléfono móvil e internet en adolescentes. RELIEVE-Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 23(2), 1-11. https://doi.org/10.7203/relieve.23.2.8485

Domínguez-Hernández, F., Bonell, L., & González, A. (2018). A systematic literature review of factors that moderate bystanders’ actions in cyberbullying. Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, 12(4). https://doi.org/10.5817/CP2018-4-1.

Epelde-Larrañaga, A., Estrada-Vidal, L.I., & Chacón-Borrego, F. (2022). Factores predictivos en el perfil de los jóvenes que interactúan en una situación de acoso en entornos escolares. European Scientific Journal, 18(5), 117. https://doi.org/10.19044/esj.2022.v18n5p117

Estévez, E., Flores, E., Estévez, J.F., & Huéscar, E. (2019). Programas de intervención en acoso escolar y ciberacoso en educación secundaria con eficacia evaluada: una revisión sistemática. Revista Latinoamericana de Psicología, 51(3), 210-225. https://doi.org/10.14349/rlp.2019.v51.n3.8

Feijóo, S., Foody, M., O’Higgins, J., Pichel, R., & Rial, A. (2021). Cyberbullies, the cyberbullied, and problematic internet use: Some reasonable similarities. Psicothema, 33(2), 198-205. https://doi.org/10.7334/psicothema2020.209

Garaigordobil, M. (2015). Ciberbullying en adolescentes y jóvenes del País Vasco: Cambios con la edad. Anales de Psicología / Annals of Psychology, 31(3), 1069–1076. https://doi.org/10.6018/analesps.31.3.179151

Garaigordobil, M., & Oñederra, J. A. (2010). La violencia entre iguales. Revisión teórica y estrategias de intervención. Pirámide.

Girón, M., Carabias, M. y Martín, A. (2021). La educación emocional como método preventivo para el acoso escolar en educación infantil: Una revisión sistemática de la literatura. REIDOCREA, 10(6), 1-15. https://doi.org/10.30827/Digibug.66307

González, A. (2016). Factores de riesgo en el ciberacoso: revisión sistemática a partir del modelo del triple riesgo delictivo (TRD). Revista de Internet, Derecho y Política, 22, 62–81. https://doi.org/10.7238/idp.v0i22.2971

González, V., Prendes, M.P., & López, J.A. (2016). Víctimas de ciberacoso: estudio descriptivo en la Región de Murcia. En R. Roig-Vila (Coord.), Tecnología, innovación e investigación en los procesos de enseñanza-aprendizaje (pp. 1661-1669). Octaedro.

Guo, S. (2016). A meta-analysis of the predictors of cyberbullying perpetration and victimization. Psychology in the Schools, 53(4), 432-453. https://doi.org/10.1002/pits.21914

Halpern, D., Piña, M., & Ortega-Gunckel, C. (2021). Mediación parental y escolar: uso de tecnologías para potenciar el rendimiento escolar. Educación XX1, 24(2), 257-282. https://doi.org/10.5944/educxx1.28716

Holfeld, B., & Mishna, F. (2018). Longitudinal associations in youth involvement as victimized, bullying, or witnessing cyberbullying. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 21(4), 234-239. https://doi.org/10.1089/cyber.2017.0369

Hosmer, D., Lemeshow, S., & Sturdivant, R.X. (2000). Applied Logistic Regression. John Wiley & Sons.

Instituto Nacional de Estadística. (2022). Porcentaje de menores usuarios de TIC en 2021. https://bit.ly/3RiUuaI

Kowalski, R.M., Giumetti, G.W., Schroeder, A.N., & Lattanner, M.R. (2014). Bullying in the digital age: A critical review and meta-analysis of cyberbullying research among youth. Psychological Bulletin, 140, 1073-1137. http://doi.org/10.1037/a0035618

Lambe, L. J., Hudson, C. C., Craig, W. M., & Pepler, D. J. (2017). Does defending come with a cost? Examining the psychosocial correlates of defending behaviour among bystanders of bullying in a Canadian sample. Child Abuse and Neglect, 65, 112-123. https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2017.01.012

Li, B., & Babu, G.J. (2019). A graduate course on statistical inference. Springer.

Machimbarrena, J. M., González-Cabrera, J., Montiel, I., & Ortega-Barón, J. (2021). An Exploratory Analysis of Different Problematic Internet Use Profiles in Cybervictims, Cyberbullies, and Cyberbully Victims. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 24(10), 664-672. http://doi.org/10.1089/cyber.2020.0545

McCullagh, P., & Nelder, J.A. (1983). Generalized Linear Models. Chapman and Hall.

McFadden, D. (1974). Conditional logit analysis of qualitative choice behavior. In P. Zarembka (Ed.), Frontiers in econometrics (pp. 105-142). Academic press.

McFadden, D. (2021). Quantitative methods for analysing travel behaviour of individuals: some recent developments. In D.A. Hensher and P.R. Stopher (Eds.), Behavioural Travel Modelling (pp. 279-318). Routledge. http://doi.org/10.4324/9781003156055-18

Mishna, F., Khoury-Kassabri, M., Gadalla, T., & Daciuk, J. (2012). Risk factors for involvement in cyber bullying: Victims, bullies and bully–victims. Children and Youth Services Review, 34(1), 63-70. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2011.08.032

Olweus, D. (1991). Victimization among school children. Advances in psychology, 76, 45-102. https://doi.org/10.1016/S0166-4115(08)61056-0

R Core Team. (2020). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing. https://bit.ly/3AFcE0a

Rice, E., Petering, R., Rhoades, H., Winetrobe, H., Goldbach, J., Plant, A., Montoya, J., & Kordic, T. (2015). Cyberbullying perpetration and victimization among middle-school students. American Journal of Public Health, 105(3), 66-72. https://doi.org/10.2105%2FAJPH.2014.302393

Ruíz-Martín, A., Bono-Cabré, R., & Magallón-Neri, E. (2019). Ciberacoso y ansiedad social en adolescentes: una revisión sistemática. Revista de Psicología Clínica con Niños y Adolescentes, 6(1), 9–15. http://doi.org/10.21134/rpcna.2019.06.1.1

Sabater, C., & López, L. (2015). Factores de riesgo en el Ciberbullying. Frecuencia y exposición de los datos personales en Internet. International Journal of Sociology of Education, 4(1), 1-25. https://doi.org/10.4471/rise.2015.01

Salmivalli, C., & Voeten, M. (2004). Connections between attitudes, group norms, and behaviour in bullying situations. International Journal of Behavioral Development, 28(3), 246-258. https://doi.org/10.1080/01650250344000488

Salmivalli, C., Lagerspetz, K., Björkqvist, K., Österman, K., & Kaukiainen, A. (1996). Bullying as a group process: Participant roles and their relations to social status within the group. Aggressive Behavior: Official Journal of the International Society for Research on Aggression, 22(1), 1-15. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-2337(1996)22:1<1::AID-AB1>3.0.CO;2-T

Sánchez, L., Crespo, G., Aguilar-Moya, R., Bueno-Cañigral, F. J., Aleixandre-Benavent, R., & Valderrama-Zurián, J. C. (2016). Los adolescentes y el ciberacoso. Ayuntamiento de Valencia. https://bit.ly/3Ev2zDo

Sittichai, R., & Smith, P.K. (2020). Information Technology Use and Cyberbullying Behavior in South Thailand: A Test of the Goldilocks Hypothesis. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(19), 1-15. https://doi.org/10.3390/ijerph17197122

Smith, P.K. (2019). Research on Cyberbullying: strengths and Limitations. In H. Vandebosch and L. Green (Eds.), Narratives in research and interventions on cyberbullying among young people (pp. 9-27). Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-04960-7_2

Smith, P.K., Mahdavi, J., Carvalho, M., Fisher, S., Russell, S., & Tippett, N. (2008). Cyberbullying: Its nature and impact in secondary school pupils. Journal of child psychology and psychiatry, 49(4), 376-385. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2007.01846.x

Stald, G., & Ólafsson, K. (2012). Twenty-Two: Mobile access: different users, different risks, different consequences?". In S. Livingstone, L. Haddon and A. Görzig (Eds.), Children, Risk and Safety on the Internet (pp. 285-296). Policy Press. https://doi.org/10.51952/9781847428844.ch022

Tsimtsiou, Z., Haidich, A. B., Drontsos, A., Dantsi, F., Sekeri, Z., Drosos, E., Trikilis, N., Dardavesis, T., Nanos, P., & Arvanitidou, M. (2018). Pathological Internet use, cyberbullying and mobile phone use in adolescence: a school-based study in Greece. International Journal of Adolescent Medicine and Health, 30(6), 1-9. https://doi.org/10.1515/ijamh-2016-0115

Publicado

2022-12-24

Como Citar

López-Castro, L., & López-Ratón, M. (2022). Fatores de risco associados às testemunhas de cyberbullying no Ensino Primário. RELIEVE - Revista Electrónica De Investigación Y Evaluación Educativa, 28(2). https://doi.org/10.30827/relieve.v28i2.25905

Edição

Secção

Artículos