O engagement académico e a sua incidência no desempenho dos estudantes de licenciatura da Universidade de La Laguna

Autores

  • David López-Aguilar Universidad de La Laguna
  • Pedro Ricardo Álvarez-Pérez Universidad de La Laguna
  • Yaritza Garcés-Delgado Universidad de La Laguna

DOI:

https://doi.org/10.30827/relieve.v27i1.21169

Palavras-chave:

Engagement académico, Estudantes universitários, Desempenho académico, Trajetórias de formação, Implicação no trabalho

Resumo

A atitude e o envolvimento com que os estudantes universitários de licenciatura enfrentam o seu processo de formação pode ter um impacto significativo nos resultados académicos que obtêm.  A relação que pode existir entre o baixo envolvimento e a possibilidade de insucesso ou de abandono justificou esta investigação, na qual se explora a relação entre o engagement e o desempenho académico. O engagement refere-se ao sentimento de bem-estar dos estudantes em relação a um desafio relacionado com o seu processo formativo. Os estudantes que frequentam um curso de ensino superior são expostos a situações que os tornam mais ou menos empenhados no seu processo de aprendizagem, o que os pode levar a obter melhores ou piores resultados académicos. Este estudo quantitativo ex post facto, que foi realizado com uma amostra de 564 estudantes do primeiro e segundo anos dos três cursos de licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de La Laguna (Espanha), tem como objetivo analisar a relação entre o engagement académico e o desempenho no curso. Os resultados revelam que os estudantes com notas mais elevadas nas diferentes dimensões estruturais do engagement académico (vigor, dedicação e absorção) têm notas mais elevadas nas disciplinas que frequentam. A discussão do estudo centra-se na necessidade de planear estratégias para promover o engagement académico, a fim de reforçar não só as trajetórias de adaptação e permanência no curso, como a obtenção de melhores resultados académicos dos estudantes universitários.

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Biografia do Autor

David López-Aguilar, Universidad de La Laguna

Profesor Ayudante Doctor del Departamento de Didáctica e Investigación Educativa de la Universidad de La Laguna (España). Actualmente participa como miembro investigador en el Grupo Universitario de Formación y Orientación Integrada (GUFOI) y en el Grupo de Innovación sobre Competencias de Adaptabilidad (GICA), ambos pertenecientes al catálogo de grupos consolidados de la Universidad de La laguna. Es miembro de la Red Interuniversitaria de Profesorado de Orientación (RIPO) y de la Asociación Interuniversitaria de Investigación Pedagógica (AIDIPE).

Pedro Ricardo Álvarez-Pérez, Universidad de La Laguna

Profesor titular de Orientación Profesional en el Departamento de Didáctica e Investigación Educativa de la Universidad de La Laguna (España). Director del Grupo de Investigación GUFOI, cuyas líneas de trabajo son: transiciones y trayectorias académicas y profesionales; abandono, permanencia y éxito en los estudios; competencias de adaptabilidad; orientación y tutoría universitaria. Miembro de la Junta Directiva de la Asociación Española de Orientación y Psicopedagogía; editor asociado de la Revista Española de Orientación y Psicopedagogía (REOP); miembro de la Asociación Interuniversitaria de Investigación Pedagógica.

Yaritza Garcés-Delgado, Universidad de La Laguna

Profesora Ayudante Doctor del Departamento de Didáctica e Investigación Educativa de la Universidad de La Laguna (España). Es miembro investigador en el Grupo Universitario de Formación y Orientación Integrada (GUFOI), en el Grupo de Investigación de Orientación Educativa y Sociolaboral (GIOES) y colabora activamente con el Laboratorio de Educación y Nuevas Tecnologías de la Universidad de La Laguna (EDULLAB). Es socia de la Asociación Interuniversitaria de Investigación Pedagógica (AIDIPE).

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dedicación del estudiante universitario

Publicado

2021-06-27

Como Citar

López-Aguilar, D., Álvarez-Pérez, P. R., & Garcés-Delgado, Y. . (2021). O engagement académico e a sua incidência no desempenho dos estudantes de licenciatura da Universidade de La Laguna. RELIEVE - Revista Electrónica De Investigación Y Evaluación Educativa, 27(1). https://doi.org/10.30827/relieve.v27i1.21169

Edição

Seção

Artículos