Perfis e características da tomada de decisão dos alunos do Ensino Secundário

Autores

  • Josefina Álvarez Justel Universitat de Barcelona
  • Antoni Ruiz Bueno Universitat de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.30827/relieve.v27i1.21421

Palavras-chave:

Ensino secundário, tomada de decisão, perfis e caraterísticas, perceções dos estudantes, tutor/a, família

Resumo

Neste estudo pretende-se identificar os perfis e as caraterísticas do processo de tomada de decisão dos alunos do ensino secundário. Para a identificação destes perfis, foram tidas em conta variáveis sociodemográficas (sexo, idade, ano letivo, tipo de escola e nível de escolaridade da família) e as dimensões correspondentes à tomada de decisão, estilos de decisão profissional, autoestima, stress percebido, autoconfiança na tomada de decisão e conduta exploratória. O estudo envolveu 519 sujeitos do 4º ano de ESO e do 2º ano de Bachillerato de cinco escolas da província de Barcelona (3 públicas e 2 privadas com financiamento público). Foram aplicadas seis escalas para medir as variáveis em estudo e registadas as respostas a duas perguntas abertas. Os resultados obtidos proporcionam dados estatisticamente significativos que nos permitem identificar perfis em função do ano de escolaridade (4º ano de ESO e 2º ano de bachillerato) e do tipo de escola (pública e privada com financiamento público) no processo de tomada de decisão e de acordo com uma série de variáveis que aparecem associadas a este modelo. A partir das perguntas observa-se que os estudantes entendem que a informação sobre si próprios, o seu curso e o mundo socioprofissional desempenham um papel muito importante na tomada de decisões; que quer a família, quer a escola devem ajudá-los neste processo e que a escola deve desenvolver programas que contribuam para facilitar a tomada de decisão nos domínios académico e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefina Álvarez Justel, Universitat de Barcelona

Profesora asociada en el Departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación, de la Facultad de Educación de la Universidad de Barcelona (España). Sus principales líneas de investigación son orientación y tutoría en secundaria, educación emocional y orientación profesional. Y es autora de diferentes publicaciones.

Antoni Ruiz Bueno, Universitat de Barcelona

Profesor asociado del Departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación de la Universidad de Barcelona (España). Licenciado en grado en Filosofía y Letras (Sección Psicología) por la Universidad Autónoma de Barcelona. La trayectoria científica se ha concretado en la especialización en el asesoramiento a Instituciones sobre el diseño, ejecución y análisis de investigaciones, lo que ha comportado el trabajar con multitud de técnicas metodológicas tanto a nivel cuantitativo como cualitativo. Otra área de interés se sitúa en los avances metodológicos y sus aproximaciones teóricas sobre la docencia desde la perspectiva del alumno, y en concreto, respecto a su aprendizaje significativo, entendido éste desde una visión global del proceso de enseñanza y aprendizaje.

Referências

Abdinoor, N. M., y Ibrahim, N. B. (2019). Evaluating self-concept, career decision-making self-efficacy and parental support as predictors career maturity of senior secondary students from low-income environment. European Journal of Education Studies, 6 (7), 480-490.

Allen, B., y Waterman, H. (2019). Stages of adolescences. https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/teen/Pages/Stages-of-Adolescence.aspx.

Álvarez-González, M. (2008). Career maturity: A priority for secondary education. Journal of Research Educational Psychology, 6 (3), 749-772.

Álvarez-González, M., y Rodríguez Moreno, M. L. (2006). El proceso de la toma de decisiones en la educación secundaria. Un enfoque comprensivo. Revista de orientación educacional, 20 (36), 13-38.

Álvarez Justel, J. (2017). La tutoría en secundaria. Revista Educatio Siglo XXI, 35(2), 65-89. https://doi.org/10.6018/j/298521

Álvarez-Justel, J. (2018). La orientación y la tutoría. Una prioridad en la educación secundaria. En M. Álvarez González y R. Bisquerra (coords). Manual de orientación y tutoría (Versión electrónica). Wolters Kluwer Educación. https://doi.org/10.6018/j/298521

Álvarez-Justel, J. (2019a). Escala de toma de decisiones de la Carrera en secundaria (ETDC-S). (versión experimental).

Álvarez-Justel, J. (2019b). Las dimensiones cognitiva, emocional y social en la toma de decisiones de la carrera en el alumnado de 4º de ESO y 2º de Bachillerato. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 30 (3), 140-153. https://doi.org/10.5944/reop.vol.30.num.3.2019.26277

Álvarez-Justel, J. (2020). La autoestima y la toma de decisiones académica y profesional en secundaria. Revista de Orientación Educacional, 34(65), 37-54.

Álvarez-Justel, J., y Pérez-Escoda, N. (2020). La dimensión emocional en el proceso de toma de decisiones. Comunicación y Pedagogía, 323-324, 50-56.

Bisquerra, R., y Pérez Escoda, N. (2007). Las competencias emocionales. Educación XXI, 10, 61-82. https://doi.org/10.5944/educxx1.1.10.297

Byrne, K. A., y Worthy, D. A. (2016). Toward a mechanistic account of gender differences in reward-based decision-making. Journal of Neuroscience, 9 (3-4), 157-168. https://doi.org/10.1037/npe0000059

Carbonero, M. A., y Merino, E. (2003). La escala de autoeficacia vocacional: Desarrollo, análisis y aplicaciones del instrumento. Revista de Psicodidáctica, 14, 99-114.

Chiesa, R., Massei, F., Guglielmi, D. (2016). Career decision-making self-efficacy change in Italian high school students, Journal of Counseling & Development, 94, 210-224. https://doi.org/10.1002/jcad.12077

Cote-Rangel, L. P., y García-Becerra, A. M. (2016). Estrés como factor limitante en el proceso de toma de decisiones: Una revisión desde las diferencias de género. Avances en Psicología Latinoamericana, 34 (1), 19-28. https://doi.org/10.12804/apl34.1.2016.02

Curseu, P. L., y Schruijer, G. L. (2012). Decision styles and racionality: An analysis of the predictive validity of the general decision-making style inventory. Educational and Psychological, 72 (6), 1053-1062. https://doi.org/10.1177/0013164412448066

Denault, A, S., Ratelle, C. F., Duchesne, S., y Guay, F. (2019). Extracurricular activities and career indecision: A look at the mediating role of vocational exploration. Journal vocational Behavior, 110, 43-53. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2018.11.006

Falco, L. D., y Summers, J. J. (2019). Improving career decision self-efficacy in high school girls: Evaluation of an intervention. Journal of Career Development, 46 (1), 62-76. https://doi.org/10.1177/0894845317721651

Fernández-García, C. M., García-Pérez, O., y Rodríguez-Pérez, S. (2016). Los padres y madres ante la toma de decisiones académicas de los adolescentes en la educación secundaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 21 (71), 1111-1133.

Fouad, N. A., kim, S., Ghosh, A., Chang, W., y Figueiredo, C. (2016). Family Influence on Career Decision-Making: Validation in China and the United States. Journal of Career Assessment, 24 (1), 197-212. https://doi.org/10.1177/1069072714565782

Geisler, M., y Allwood, C. M. (2018). Relating decision-making styles to social orientation an approach. Journal of Behavioral Decision-Making, 31 (3), 415-429. https://doi.org/10.1002/bdm.2066

Gomes-Cordeiro, P. M. (2016). Cognitive-Motivational Determinants of Career Decision-Making Processes: Validation of a Conceptual Model. https://reserachgate.net/publications/303661294

González-Benito, A., y Velaz de Medrano, C. (2014). La acción tutorial en el Sistema escolar. UNED.

Keelin, T., Schoemaker, P., y Spetzler, C. (2019). Fundamentos para realizar buenas decisiones. Decision Education Foundation.

Hamilton, K., Shih, S. L., y Mohammed, S. (2016). The development and validation of the rational and intuitive decision styles scale. Journal of Personality Assessment, 98 (5), 532-535. https://doi.org/10.1080/00223891.2015.1132426

Lent, R. W., y Brown, S. D. (2017). Social cognitive career theory in a diverse world. Journal of Career Assessment, 25 (1), 173-180. https://doi.org/10.1177/1069072716657811

Lent, R. W., y Brown, S. D. (2020). Career decision-making, fast and slow: Toward an integrative model of intervention for sustainable career choice. Journal of Vocational Behavior, 120. http://doi.org/10.1016/j.jvb.2020.103448

Lerner, J. S., Li, Y., Valdesolo, P., y Kassm, K. (2014). Emotion and Decision-Making. Annual Review of Psychology, 66, 799-823. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010213-115043

Lim, S. A., y You, S. (2019). Long-term effect of parents’ support of adolescent career maturity. Journal of Career Development, 46 (1), 48-61. https://doi.org/10.1177/0894845317731866

Lozano, S., y Repetto, E. (2007): “Las dificultades en el proceso de decisión vocacional en relación con: el género, el curso académico y los intereses profesionales”. Revista de Orientación y Psicopedagogía, 18 (1), 5 16. https://doi.org/10.5944/reop.vol.18.num.1.2007.11293

Montgomery, K. L., y Goldbach, J. T. (2010). Empirical and conceptual application of self-esteem: A review of the literature. Perspectives on Social Work, 9 (1), 30-37.

Nelson, N., Malkoc, S. A., y Shiv, B. (2018). Emotions know best: The advantage of emotional versus cognitive responses to failure. Journal of Behavioral Decision Making, 31, 40-51. https://doi.org/10.1002/bdm.2042

Oppenheimer, D. M., y Evan, K. (2015). Information processing as a paradigm for decision-making. Annual Review of Psychology, 66, 277-289. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010814-015148

Palmiero, M., Nori, R., Piccardi, L., y D’Amico, S. (2020). Divergent thinking: The role of decision-making styles. Creativity Research Journal. https://doi.org/10.1080/10400419.2020.1817700.

Park, K., Woo, S., Kyea, J., y Yang, E. (2017). The mediation effects of career exploration on the relationship between trait anxiety and career indecision. Journal of Career Development, 44 (5), 440-452. https://doi.org/10.1177/0894845316662346

Pérez, D., Brian, A., Quispe, P., Miyahira, F., Aguilar, G., Albino; O., Cortés, C., y Candy, L. (2020). Transición secundaria-universidad y la adaptación a la vida universitaria. Revista de Ciencias Sociales, XXVI (3), 244-258.

Remor, E., y Carrobles, J. A. (2001). Versión española de la escala de estrés percibido (PSS-14): Estudio psicométrico en una muestra VIH+. Ansiedad y Estrés, 7, 195-201.

Rivas, F., Rocabert, E., Ardit, I., Martínez, J, R, y Rius, J, M, (1989). Sistema de autoayuda vocacional (SAV). Publicaciones Generalitat Valenciana.

Rubio-Hurtado, M. J., Ruiz-Bueno, A., y Martínez Olmo, F. (2016). Percepción del alumnado sobre la utilidad de las actividades de aprendizaje para desarrollar competencias. Revista de Investigación Educativa, 34 (1), 221-240. https://doi.org/10.6018/rie.34.1.225131

Ruiz-Bueno, A. (2017). Trabajar con IRAMUTEQ: Pautas. Universitat Autónoma de Barcelona. http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/113063.

Sánchez-García, M. F. (coord.) (2017). Orientación para el desarrollo profesional. UNED.

Sánchez-Martí, A., y Ruiz-Bueno, A. (2018). Análisis de clasificación con variables criterio en SPAD. REIRE Revista d’unnovació i Reserca en Educació, 11 (1), 41-53.

Santana, L., Feliciano, L. A., y Jiménez, A. B. (2009). Autoconcepto académico y toma de decisiones en el alumnado de bachillerato. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 20 (1), 61-75. https://doi.org/10.5944/reop.vol.20.num.1.2009.11440

Santana, L., Feliciano, L. A., y Jiménez, A. B. (2012). Toma de decisiones y género en el bachillerato. Revista de Educación, 359, 357-387.

Shafir, R., Guarino, T., Lee, I. A., y Sheppes, G, (2017). Emotion regulation choice in an evaluative context: the moderating role of elf-esteem. Cognition & Emotion, 31 (8), 1725-1732. https://doi.org/10.1080/02699931.2016.1252723

Sillero, S. C., Pascual, E., y Marínez de Morentin, J. I. (2020). Influencia de la autoestima y la atención en el rendimiento académico del alumnado de la ESO y FPB. Revista de Psicodidáctica, 25 (1), 50-67. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2019.06.001

Simonovic, B., Stupple, E., Gale, M., y Sheffield, D. (2017). Stress and risky decision-making: Cognitive reflection, emotional learning or both. Journal of Behavioral Decision-Making, 30, 658-665. https://doi.org/10.1002/bdm.1980

Song, Y, et al. (2019). Effects of incidental positive emotion and cognitive reappraisal on effective responses to negative stimuli. Cognition & Emotion, 33, 1155-1168. https://doi.org/10.1080/02699931.2018.1541789

Storme, M., y Celik, P. (2018). Career exploration and Career decision-making difficulties: the moderating role of creative self-efficacy. Journal of Career Assessment, 26 (3), 445- 466. https://doi.org/10.1177/1069072717714540

Vázquez-Romero, I. M., y Blanco-Blanco, L. (2019). Factores sociocognitivos asociados a la elección de estudios científico-matemáticos. Un análisis diferencial por sexo y curso en educación secundaria. Revista de Investigación Educativa, 37 (1), 269-286. https://doi.org/10.6018/rie.37.1.303531

Xing, X., y Rojewski, J. W. (2018). Family influences on career decision-making self-efficacy of Chinese secondary vocational students. New Waves Educational Research and Development, 21 (1), 48-67. https://files.eric.ed.gov/fulltext/Ej1211290.pdf.

¿Qué papel está jugando el tutor/a y la familia en tu toma de decisiones académica y profesional?

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Álvarez Justel, J., & Ruiz Bueno, A. (2021). Perfis e características da tomada de decisão dos alunos do Ensino Secundário. RELIEVE - Revista Electrónica De Investigación Y Evaluación Educativa, 27(1). https://doi.org/10.30827/relieve.v27i1.21421

Edição

Seção

Artículos