Arquitetura sonora dos órgãos sêxtuplos da Real Basílica de Mafra

Autores/as

  • Marco Brescia Universidad NOVA de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.30827/quiroga.v0i23.0022

Palabras clave:

Arquitetura sonora, António Xavier Machado e Cerveira, Joaquín Antonio Pérez Fontanes, Órgãos sêxtuplos, Real Basílica de Mafra
Agencias: Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal BPD95084

Resumen

A simetria visual e sonora do órgão ibérico terá o seu ponto culminante no conjunto de órgãos sêxtuplos da Real Basílica do Palácio de Mafra, erigidos pelos mestres organeiros António Xavier Machado e Cerveira e Joaquín Antonio Pérez Fontanes entre 1792 e 1807. O repertório poli-organístico mafrense era secundado por diretórios litúrgicos que reservavam a um maior grau de solenidade uma maior magnitude sonora, constituindo um dos pontos fulcrais do aparato ritual consagrador do poder régio.

Descargas

Biografía del autor/a

Marco Brescia, Universidad NOVA de Lisboa

Doctor en Musicología (Universidades Sorbonne / NOVA de Lisboa), becado por la Fundación para la Ciencia y la Tecnología de Portugal (BD62286). Está en posesión de un máster en Interpretación del Órgano Histórico (Escuela Superior de Música de Cataluña / Universidad Autónoma de Barcelona). Realizó sus estudios posdoctorales becado por la FCT (BPD95084)). Actualmente, es investigador integrado del CESEM/NOVA, donde es coordinador del grupo de investigación Música en el Periodo Moderno.

Citas

BONET CORREA, Antonio. “La evolución de la caja de órgano en España y Portugal”. En: BONET CORREA, Antonio (Coord.). El órgano español: actas del primer congreso. Madrid: Universidad Complutense, 1983, págs. 241-354.

BOURLIGUEUX, Guy. “Les grandes orgues du monastère royal de l’Escurial”. l’Orgue (Lyon), 127 (1968), págs. 101-121.

BRESCIA, Marco. L’école Echevarría en Galice et son rayonnement au Portugal. Tese doutoral. Paris: Université Paris IV – Sorbonne, 2013, 2 vv.

BRESCIA, Marco. “Manuel de la Viña, maestro de órganos vecino de Salamanca: eslabón entre la escuela echevarría y la organería desarrollada en el noroeste de la península en la primera mitad del siglo XVIII”. En: LÓPEZ MARÍN Javier, GAN QUESADA, Germán, TORRES CLEMENTE, Elena, RAMOS LÓPEZ, Pilar (Eds.). Musicología global, Musicologia local. Madrid: SEdeM, 2013, págs. 2377-2393.

BRESCIA, Marco. Órgão José Joaquim da Fonseca (c. 1863) e a Organaria Histórica Portuguesa / Organ José Joaquim da Fonseca (c. 1863) and the Portuguese Historic Organ-making. Lisboa: Castelpor, 2020.

BRESCIA, Marco. “Quis audivit unquam tale / Quis vidit huic simile: arquitetura sonora do órgão ibérico no século XVIII”. Boletim Cultural 2018/2019 (Mafra), 2 (2019), págs. 107-125.

BRESCIA, Marco. “Simetría visual y sonora de los antiguos órganos de El Escorial: ¿arquitectura sonora o el sonido de una arquitectura?”. En: LOLO Begoña e PRESAS, Adela (Eds.). Musicología en el siglo XXI: nuevos retos, nuevos enfoques. Madrid: SEdeM, 2018, págs. 167-184.

BRESCIA, Marco. “Simetria visual e sonora do órgão ibérico em Portugal: o pioneirismo da Sé do Porto”. En: Restauro dos Órgãos da Epístola e do Evangelho da Sé Catedral do Porto. Porto: Cabido da Sé Catedral do Porto, Letras e Coisas, 2017, págs. 43-52.

BRESCIA, Marco. “Simetria visual e sonora dos órgãos dos Clérigos (1779/1864) / Visual and sound simmetry of the organs of Clérigos church (1779/1864)”. En: FERNANDES, Isabel Maria (Ed.). Clerigus. Porto: Irmandade dos Clérigos, 2019, págs. 420-425.

BRESCIA, Marco. “The paradigmatic ancient twin organs of the cathedral of Saint James of Compostela (1704-1712): Manuel de la Viña and the establishment of the Echevarría school of organ making in Galicia”. En: PEETERS, Paul (Ed.). The Organ Yearbook 50. Lilienthal: Laaber, 2023, págs. 110-119.

CEA GALÁN, Andrés. “La eclosión de la simetría: el repertorio para los órganos de Julián de la Orden de Cuenca y Málaga”. En: El libro de la 48 SMR [5 artículos]. Cuenca: Fundación Patronato Semana de Música Religiosa de Cuenca, 2009, págs. 56-87.

DE LOS SANTOS, Francisco. Descripción breve del Monasterio de S. Lorenzo el Real del Escorial. Vnica maravilla del mvndo. Madrid: Ioseph Fernandez de Buendia, 1667.

DE SANTO ANTÓNIO, frei José. Acompanhamentos de Missas, Sequências, Hymnos e mais cantochão, que he uso, e costume acompanharem os Orgãos da Real Basílica de Nossa Senhora, e Santo Antonio. Lisboa: Mosteiro de São Vicente de Fora, Câmara Real de Sua Magestade Fidelíssima, s/n. Disponível em: https://purl.pt/741. [Data de acesso: 11/11/2023].

DODERER, Gerhard. “Beiträge zur Orgelbaugeschichte von Mafra (Portugal)”. En: BEHRENS, Roland, GROHMANN, Christoph (Eds.). Dulce melos organorum: Festschrift Alfred Reichling zum 70. Geburtstag. Mettlach: GdO – Gesellschaft der Orgelfreunde, 2005, págs. 81-110.

DODERER, Gerhard. “Subsídios novos para a História dos órgãos da Basílica de Mafra”. Revista Portuguesa de Musicologia (Lisboa), 12 (2002), págs. 87-127. Disponível em: https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/113. [Data de acesso: 11/11/2023].

JAMBOU, Louis. “El órgano prioral del coro del Real Monasterio de El Escorial de José Casas y los seis conciertos de dos órganos obligados del Padre Soler”. Revista de Musicología (Madrid), 1 (1983), págs. 29-40. DOI: https://doi.org/10.2307/20794965

PEARSON, Kate. Three organ quartets by António Soares: a study in part distribution for the organs in the basilica of Mafra, Portugal. Relatório de projeto artístico de mestrado. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa, 2012.

PIMENTEL, António Filipe. Arquitectura e Poder: o Real Edifício de Mafra. Lisboa: Livros Horizonte, 2002.

PRADO, Frei João de São Joseph. Monumento Sacro da Fabrica, e solemnissima Sagração da Santa Basilica do Real Convento, que junto á Vil/a de Mafra dedicou a N. Senhora e Santo Antonio a Magestade Augusta do Maximo Rey D. Joaõ V. Lisboa: Officina de Miguel Rodrigues, 1751.

RUBIO, Samuel. “Los órganos del Monasterio del Escorial”. La Ciudad de Dios (San Lorenzo de El Escorial), CLXXVIII (1965), págs. 464-490.

SIGÜENZA, Joseph de. Tercera parte de la historia de la Orden de San Jerónimo Doctor de la Iglesia. Madrid: Imprenta Real, 1605.

VAZ, João. A obra para órgão de Fr. José Marques e Silva (1782-1837) e o fim da tradição organística portuguesa no Antigo Regime. Tese doutoral. Évora: Universidade de Évora, 2009, 2 vv.

VAZ, João. “Dynamics and orchestral effects in late eighteenth century Portuguese organ music: the works of José Marques e Silva (1782-1837) and the organs of António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828)”. En: WOOLEY Andrew e KITCHEN, John (Eds.). Interpreting historical keyboard music: sources, contexts and performance. Farnham: Ashgate Publishing, 2013, págs. 157-172.

VAZ, João. “Organistas e organeiros: influências mútuas entre Frei José Marques e Silva (1782-1837) e António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828)”. Revista Internacional em Língua Portuguesa (Lisboa), 37 (2020), págs. 21-31. Disponível em: https://www.rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/90. [Data de acesso: 11/11/2023]. DOI: https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2020.37/pp.21-31

VAZ, João. “‘Portuguese’ organ versus ‘Iberian’ organ: organ building in Portugal after 1700”. Boletim Cultural 2018/2019 (Mafra), 2 (2019), págs. 59-74.

VAZ, João. “The Six Organs in the Basilica of Mafra: History, Restoration and Repertoire”. En: PEETERS, Paul (Ed,). The Organ Yearbook 50. Lilienthal: Laaber, 2023, págs. 83-101.

Publicado

2024-10-30

Cómo citar

Brescia, Marco. 2024. «Arquitetura Sonora Dos órgãos Sêxtuplos Da Real Basílica De Mafra». Quiroga. Revista De Patrimonio Iberoamericano, n.º 23 (octubre):300-309. https://doi.org/10.30827/quiroga.v0i23.0022.