Intervención socioeducativa en distintos contextos sociales. Procesos metodológicos

Autores

  • Fanny T. Añaños Bedriñana Universidad de Granada
  • María del Mar García Vita Universidad de Almería
  • Elisabet Moles López Universidad de Granada

DOI:

https://doi.org/10.30827/revpaz.v14i2.22793

Resumo

 

O presente trabalho tem como objetivo rever e analisar os diferentes fundamentos, antecedentes, abordagens e métodos de intervenção social numa perspetiva socioeducativa e, ao mesmo tempo, definir uma proposta metodológica genérica de ação, ambos ao nível dos grupos (PEG ) e de forma individual (PEI), que podem ser aplicadas em diferentes contextos sociais. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho assenta no método PRISMA orientado para a análise documental sistémica da informação, o que permite identificar a literatura relevante para posteriormente ser apresentada, analisada e escrita.

Os resultados refletem a enorme disparidade de critérios, abordagens e modelos existentes nos processos de intervenção social, bem como perspetivas experienciais ou ideológicas, que suportam as necessidades de construção de estratégias e modelos comparáveis ​​e adaptáveis ​​a diferentes contextos sociais. como a utilização de métodos baseados em evidências, sem perder de vista a complexidade e a dinâmica social. Da mesma forma, evidencia-se que os instrumentos aplicados e as propostas de modelos de intervenção socioeducativa visam a melhoria das condições e qualidade de vida de indivíduos e grupos, o que afetará, entre outros, os processos de integração, convivência, participação e social. promoção, sendo os próprios participantes os próprios sujeitos da transformação.

Downloads

Biografias Autor

Fanny T. Añaños Bedriñana, Universidad de Granada

Profesora Titular del Departamento de Pedagogía y Subdirectora del Instituto de la Paz y los Conflictos de la Universidad de Granada. Investigadora Principal del proyecto I+D+I “Procesos de Reinserción socioeducativa y acompañamiento a reclusas en semilibertad” (REINAC) Ref. EDU2016 -79322-R.

 

María del Mar García Vita, Universidad de Almería

Licenciada en Historia. Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad de Granada. Actualmente es docente del área Teoría e Historia de la Educación en la Universidad de Almería, en el departamento de Educación. Es miembro externo del Instituto de la Paz y los Conflictos de la Universidad de Granada. Su investigación y trabajo se desarrolla en el campo de la Pedagogía y Educación Social.  Sus principales temas de investigación son: Educación Social Penitenciaria, estudios de género y de mujeres, estudios de familia, vulnerabilidad y exclusión social, violencia (s), educación para la paz.

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Añaños Bedriñana, F. T., García Vita, M. del M., & Moles López, E. (2022). Intervención socioeducativa en distintos contextos sociales. Procesos metodológicos. Revista De Paz Y Conflictos, 14(2), 106–130. https://doi.org/10.30827/revpaz.v14i2.22793

Edição

Secção

Artículos